A Honda está estudante em trazer uma nova tecnologia para as suas futuras motocicletas. Estamos falando dos Airbags em motos! Esse é um sistema de segurança que promete estar presente futuramente nos modelos de motos mais modernas!
Mas esse projeto não é tão novo. Há cerca de 15 anos atrás, a Honda apresentou no modelo Gold Wing o primeiro modelo de airbag para motos de produção. Agora, a marca está investindo em uma bolsa inflável que também é para os pilotos, só que de motos scooters 2022.
Isso é o que apontam desenhos de patente que a Motorpasion Moto conseguiu obter.
“A explicação para a instalação do airbag nos scooters está na posição de guiar “sentada”, que é semelhante a da touring Gold Wing e faz com que o piloto fique mais integrado ao veículo em caso de acidente do que em uma moto convencional”.
Fonte: MotorShow.com
Nos três desenhos obtidos, é possível perceber que apenas o posicionamento da bolsa inflável é o que muda no modelo. Percebe-se que a posição dessa bolsa inflável pode ser no quadro de instrumentos, no farol ou atrás do para-brisa.
Se na Gold Wing o airbag tem como objetivo tentar impedir que o piloto seja projetado para frente da moto, o airbag de cortina que está sendo projetado por esta nova patente, serve para evitar que ele se lesione ao colidir com o guidom e com a parte interna do escudo frontal do scooter, em caso de colisão com outro veículo.
✓ Veja mais modelos para lançamento em 2022:
- Tudo o que já sabemos sobre a nova Honda ‘micro Africa Twin’
- Nova Triumph Tiger 1200 traz novidades; o que já sabemos?
É importante lembrar que esse novo Airbags em motos ainda está em fase de desenvolvimento e mesmo que a patente seja registrada, não é garantia que um dia chegue à linha de produção.
No entanto, o público precisa aguardar mais um pouco, pois pode acontecer de muito em breve esse dispositivo ser colocado em um dos novos modelos de motos da Honda.
Inclusive, a Honda afirma que está investindo nesse novo sistema porque em torno de 60% das colisões que envolvem motocicletas, a maioria delas são frontais.
Com isso, a marca deseja oferecer mais segurança aos seus usuários, principalmente em casos de colisões, onde esse airbag poderá amortecer a queda ou livrar o piloto de possíveis maiores problemas.